O que é necessário preparar-se pra se tornar um locutor? A indecisão de hoje foi enviada pelo leitor Francisco Souza, que quer saber como seguir pela carreira. “Todos dizem que tenho a voz esbelta e dizem que eu poderia ser locutor, o que eu devo fazer pra me aperfeiçoar nesta área? O locutor é o profissional que narra peças audiovisuais para rádio, Televisão, cinema e propagandas. Desta forma, da próxima vez que você ouvir uma chamada na Sessão da Tarde, como “esses irmãos da pesada vivem se metendo em desarrumação e vão aprontar de tudo pra deixar tua madrasta em apuros!
”, lembre-se que atrás da tão-conhecida-voz há uma pessoa responsável por aquela fala. Este profissional ainda faz locuções pra eventos como formaturas, festas, celebrações e cerimônias. Ao inverso do que muitos pensam, pra seguir pela carreira, uma voz que seja percebida como ‘agradável’ pelos ouvintes não basta. O locutor assim como necessita ter legal dicção e treinar tua respiração pra alcançar discutir de modo calma, notório e natural.
Não existe uma graduação que forme particularmente profissionais para a área. Todavia, se você deseja investir em uma geração profissional, há inúmeros cursos técnicos e livres que são capazes de te auxiliar a aprender as demandas do mercado de serviço. Assim, o GUIA dialogou com Guilherme Barreto, jornalista formado pela Faculdade Federal de Minas Gerais (UFMG), que optou por fazer aulas de locução para ingressar pela carreira. Acredito que o primeiro passo para ser locutor é fazer uma especialização na área para aprimorar tua voz e estudar as técnicas exigidas na profissão. Eu mesmo procurei um curso de locução pra complementar minha carreira de jornalista.
Na época, trabalhava na Tv universitária da UFMG e localizei que seria interessante entender pouco mais sobre áudio. Desta forma, fiz aulas durante um mês na universidade Beth Seixas, nesse lugar em Formoso Horizonte. Lá aprendi a aperfeiçoar minha dicção, a fazer muitas variações tonais e o modo certo de me posicionar diante de um microfone para gravar textos. No curso treinamos atividades de trava línguas e técnicas de preparação e aquecimento vocálico. Uma coisa interessante para quem quer atuar pela área é que o profissional passe por uma fonoaudióloga ou faça um curso que tenha pretextos de fonoaudiologia para rádio e televisão. Você Tem O Que é necessário Para Escoltar A Carreira De Coach? /p>
Por isso, você aprende também técnicas de respiração e de dicção, para que tua voz soe agradável para o ouvinte. É importante recordar que pra gravar locuções não basta só empostar a voz. A carreira não exige que você tenha uma ‘voz bonita’, todavia domínio de técnicas e recursos para que as narrações sejam bem feitas.
Inclusive, teu timbre natural é um direcionador para o tipo de serviço que você vai fazer. Claro que locutores mais experientes conseguem diversificar do agudo ao importante com facilidade, porém a maioria das pessoas que começa ainda não tem o domínio completo da voz. Coaching Dobra As Chances De Aprovação Para que pessoas Quer Passar Em Medicina E Concursos Públicos entonação utilizada ao falar também é importante. Uma mesma pessoa tal podes gravar um comercial de uma marca de tênis, retornado para um público jovem, compartilhando de forma mais bem-humorado, assim como também podes narrar uma propaganda de medicamentos, com tom mais sério.